Skip to content

Uma imagem vale por mil mentiras

dezembro 29, 2009

Pela graça de Deus, o Papa Pio XII foi declarado venerável, juntamente com o Papa João Paulo II, no dia 19 de dezembro passado. Pio XII foi e é vítima de injustas acusações por seu papel durante a Segunda Guerra, especialmente em relação aos judeus.

O Papa Bento XVI já afirmou que, durante o conflito mundial transcorrido entre 1939 e 1945, Pio XII deu um testemunho de “amor manifestado na intensidade com que ele promoveu obras de caridade em defesa dos perseguidos, sem distinção de religião, etnia, nacionalidade ou credo político”. Em 2008, a “Pave the Way Foundation”, que tem como propósito  favorecer a compreensão mútua entre católicos e judeus, encontrou grande quantidade de documentos demonstrando que o Papa Pio XII trabalhou com afinco para salvar um grande número de judeus do genocídio nazista. Finalmente, John Cornwell, que escreveu o infame livro intitulado “O Papa de Hitler”, fez uma retratação, reconhecendo que Pio XII se opôs ao nazismo da maneira que lhe foi possível.

Aliás, a foto da capa do livro de Cornwell, que parece mostrar Pio XII saindo de um quartel nazista após encontrar-se com Hitler (é o que o título do livro sugere) é pura propaganda enganosa. A foto foi tirada em 1927, seis anos antes de os nazistas chegarem ao poder. Os soldados que aparecem são da República de Weimar. Na época, Eugênio Pacelli era arcebispo e núncio papal na Alemanha (o cardinalato só viria no final de 1929) . O arcebispo Pacelli estava visitando o presidente alemão Hindemburg e o homem que aparece na foto saudando o arcebispo não era um soldado, mas seu chofer.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: