Skip to content

Desejar a morte para estar com Deus

janeiro 7, 2010

“Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”. (Fl 1,21) Para os santos, cada hora vivida é uma hora a menos para o grande encontro com o Senhor. A morte não é o fim, mas a passagem para a verdadeira Vida. Isto quer dizer que o cristão deve desejar a morte logo para estar com Deus? Para tentar responder esta pergunta, recorro novamente ao Texto Sagrado. É o mesmo São Paulo que escreveu a citação de abertura deste parágrafo quem declara: “Porque eu mesmo desejaria ser reprovado, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são do mesmo sangue que eu, segundo a carne”. (Rm 9,3) São Paulo pensa aqui em Israel, nos seus compatriotas que rejeitaram Nosso Senhor. O Apóstolo trocaria a alegria e a consolação do Céu pela salvação de seus irmãos (sem, contudo, ofender a Deus). A caridade que nutre por eles é maior que qualquer desejo de recompensa e o predispõe para o sacrifício.

Existe um desejo de morrer que é santo, que não é senão o desejo de ver o Amado o mais breve possível. Tal desejo, porém, precisa estar subordinado à vontade divina. A alma deve suportar as cruzes e provações que o Amado envia para prepará-la para o grande Encontro, deve saber viver no tempo que Ele concede para sua santificação. Nunca é lícito desejar a morte por desanimar diante desta vida ou por querer gozar logo da bem-aventurança celeste, sem submeter-se ao querer de Deus.

O que o cristão deve buscar em sua peregrinação, segundo São Paulo, é a virtude teologal da caridade. “Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada” (1Cor 13,2). É a caridade de Deus que nos faz crer e esperar, é ela que fundamenta e articula todas as virtudes, ordenando as ações do homem para seu fim sobrenatural, que é Deus.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: