Skip to content

Natural e Sobrenatural

julho 22, 2010

O que é o sobrenatural? A construção da palavra “sobrenatural” já dá a resposta: sobrenatural é o que está sobre, ou seja, acima da natureza. Está acima da natureza de uma formiga a capacidade de filosofar. Uma formiga filosofando seria um fenômeno sobrenatural.

Existem, contudo, formas de “naturalizar” coisas sobrenaturais. Continuando com o exemplo da formiga, é perfeitamente possível imaginar um microchip conectado ao seu sistema nervoso que a faça reproduzir de algum modo um pensamento de René Descartes ou John Locke. Talvez esse microchip pudesse ser apenas um receptor, conectado a um cérebro eletrônico filosofante com poder de processamento de milhares de petaflops.

Ou então poderíamos conceber a expansão do sistema nervoso da formiga, tornando-o suficientemente complexo a ponto de deixar a formiga inteligente. A formiga seria, então, elevada a uma nova ordem. Seria uma superformiga filosofante.

Um materialista, certamente, não faria objeções a esses cenários. Aliás, muitos materialistas defendem a idéia de que, no futuro, a natureza humana sofrerá “upgrades”, com a capacidade de raciocínio e memória sendo amplificadas graças ao uso da tecnologia, combinando engenharia genética e inteligência artificial. Especulam, inclusive, que um dia será possível transferir para uma outra “mídia” (silício ou energia pura, talvez) todo o “software” de uma mente humana, criando uma nova raça humana imortal e com capacidade intelectual potencialmente ilimitada.

No entanto, quando falamos de Deus e da graça, ou quando falamos de milagres, o mesmo materialista recua e sentencia: isto é absurdo, é inadmissível! O sobrenatural não existe e não pode existir.

Dois pesos e duas medidas… A natureza sobrenaturalizada é perfeitamente plausível para os materialistas, uma vez que respeita os dogmas de sua má filosofia. Já a sobrenaturalidade que a reta razão diz ser possível e a fé verdadeira revela é sumariamente rejeitada, pois tal sobrenaturalidade pressupõe a existência de algo além da matéria, além da causalidade eficiente limitada e controlável que a ciência estuda.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: