Skip to content

Quem criou Deus?

agosto 4, 2010
tags:

Se Deus criou o universo, então quem criou Deus? Esta é uma pergunta comum que os ateus fazem aos crentes. Como respondê-la?

Pode-se provar que Deus existe pela via da causalidade, ou seja, ao afirmar que um ente A existe por causa de B, que existe por causa de C, que existe por causa de D, e assim por diante, fica claro que a série não pode se estender ao infinito, uma vez que estendê-la ao infinito significa, na verdade, negar que ela possua uma causa que a explique.

Assim sendo, deve existir uma causa inicial sem causa, um princípio que explique porque a série que causa o ente A (e o próprio ente A) existe.

Esta causa incausada, este primeiro princípio, é Deus.

O ateu pode responder: mas quem disse que eu preciso explicar a série causal que leva até A?

Bem, neste caso, responde o crente, você está afirmando que o universo é ininteligível. Para você o universo simplesmente existe e ponto. Mas se você para aí, o que você está dizendo é que o próprio universo simplesmente é, ou seja, que o próprio universo é Deus. E, no entanto, é algo evidente que o universo, as coisas que existem nele, são contingentes, não são necessárias, podendo começar ou deixar de existir. Elas não podem ser divinas, porque o divino É, no sentido de que sua existência é sua própria natureza. Se as coisas que existem no universo, e o próprio universo como um todo, poderiam não existir, então o universo não pode ser Deus.

Deus existe, portanto, sem causa. Perguntar quem criou Deus é como perguntar quem é a esposa de um homem solteiro.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: