Skip to content

O mito verdadeiro

outubro 29, 2011

Alguns céticos dizem que a fé cristã é uma cópia de mitos pagãos. Citam, por exemplo, o mito de Dionísio, um deus salvador e milagreiro, nascido de Zeus e cultuado com um banquete em que eram servidos pão e vinho. Também mencionam Mitra ou Hórus, e dizem que o dia do nascimento de Cristo celebrado pela Igreja, 25 de dezembro, foi tirado do mitraísmo.

Em resumo, o cristianismo seria uma imitação e uma colagem de religiões e mitos mais antigos.

Ora, se olharmos para essas similaridades, veremos que elas são superficiais. Em muitas delas, pode-se dizer que foram os pagãos que copiaram e deformaram a doutrinas cristã. Vários dos supostos paralelos são historicamente tardios, posteriores ao final do século I d.C. (e é bem possível que a data do Natal celebrada pelos cristãos tenha sido apropriada pelo culto solar dos romanos).

Mais ainda: a origem do cristianismo se deu no ambiente judaico, francamente hostil a qualquer influência de outras religiões. Os apóstolos eram judeus, monoteístas, intolerantes a qualquer desvio religioso. Dionísio, Mitra, Hórus, por outro lado, aparecem num contexto politeísta e sincretista.

O cristianismo tem como fundamento eventos históricos, ao passo que as religiões de mistérios dos pagãos colocam seus deuses e epopéias fora da história humana. O cristianismo tem uma moral, já o paganismo mistérico tem deuses imorais. Nosso Senhor morre numa cruz para nos salvar, e a cruz é o sinal de sua vitória. Já para os deuses dos mitos pagãos a morte é uma derrota, e quando morrem é contra a própria vontade e nunca para redimir o gênero humano.

Conclusão: o mito cristão (se ousarmos falar deste modo) é o único mito verdadeiro, que aconteceu num lugar e tempo determinados. Todos os outros mitos apenas interpolam ou distorcem elementos do único mito real.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: