Skip to content

Retomando…

março 30, 2013
tags:

pope-francis-and-pope-emeritus-benedict_originalMuitas coisas aconteceram na Igreja e no mundo desde o último post. As mais importantes, a meu ver, foram a abdicação do Santo Padre Bento XVI e a eleição do Papa Francisco. Ainda acho cedo para formular um juízo claro sobre tudo o que aconteceu, mas algumas coisas devem ficar claras sobre o que penso a respeito:

– A tentativa de opor os dois pontificados, ou seja, de fazer do Papa Francisco o anti-Bento XVI, é parte de uma estratégia dos meios de comunicação liberais para atacar o pontificado de Bento XVI, caracterizado pela restauração da tradição litúrgica e pela hermenêutica da continuidade, que procura interpretar os documentos do Concílio Vaticano II à luz do que a Igreja sempre ensinou ao longo dos séculos.

– O Papa Francisco possui um estilo de governo diferente. Suas demonstrações de simplicidade, espontaneidade e sua capacidade de se aproximar das pessoas podem trazer muitos benefícios, mas também certos riscos (e até riscos graves) para a vida da Igreja. Nenhum católico é obrigado a gostar de tudo o que o Papa Francisco faz e diz, e o Papa não está acima de todas as críticas (que devem, contudo, ser prudentes e respeitosas sempre, pois o Papa é nosso pai na fé), mas todos os fiéis devem agradecer a Deus pelo Papa, e devem amá-lo e rezar amiúde por ele.

– A reforma litúrgica do Papa Bento XVI depende agora, mais do que nunca, da perseverança dos bispos, sacerdotes e leigos que a abraçaram. O Papa Francisco, ao que tudo indica, possui outras prioridades, e não dá ao aspecto litúrgico da vida da Igreja o mesmo valor e atenção dispensados pelo Papa Bento XVI.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: