Skip to content

Aos meus colegas professores que votam (ou se sentem obrigados a votar) no PT

outubro 3, 2014

educacaopt

Há vários problemas com o arrazoado petista sobre os avanços no investimento em ensino, ciência e tecnologia dos governos Lula e Dilma.

Primeiro: mais dinheiro não significa mais qualidade. Provam-no os sucessivos resultados desastrosos do Brasil em rankings internacionais de educação em matemática, ciências e leitura. A educação básica no Brasil é péssima, a despeito dos crescentes repasses da União e aumentos salariais de professores.

Segundo: mesmo que tenha havido aumento no número e variedade de bolsas, como os estudantes que ingressam em nossas universidades possuem cada vez mais deficiências em sua formação, a qualidade da pesquisa no Brasil permanece sofrível. São conhecidos casos de universitários que conseguiram um financiamento público para estudar no exterior mas precisaram voltar por falta de proficiência na língua inglesa. Há também relatos embaraçosos de instituições estrangeiras sobre a falta de compromisso de bolsistas brasileiros com as atividades de formação e pesquisa.

Terceiro: o número de citações por paper do Brasil subiu de 1997 até o ano 2000, ficou mais ou menos estável até 2005 e, de 2006 até 2011 caiu de modo significativo, justamente quando as políticas do PT para o ensino superior e a pesquisa deveriam estar dando seus primeiros frutos.

Quarto: as patentes nacionais vão mal em comparação com outros países, com uma valiosa contribuição da enorme fila de espera do INPI entre outros entraves burocráticos.

Quinto: o investimento público em C & T ainda patina abaixo de 1%, e nos últimos anos o MCTI vem sofrendo cortes de gastos, com dinheiro para pesquisa sendo, em parte, repassado para o programa Ciência sem Fronteiras.

Resumindo, o PT gasta mais com educação, mas gerencia tudo muito mal e os resultados são pífios. Isso precisa mudar.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: